VíDEO COLPOSCOPIA E COLPOCITOLOGIA ONCã“TICA

Esses dois exames complementam-se e tãªm grande importã¢ncia na prevenã§ã£o do cã¢ncer ginecolã³gico. A VíDEO COLPOSCOPIA permite o exame do colo do ãºtero com imagens aumentadas em atã© 40 vezes. As lesãµes que antecedem o cã¢ncer podem entã£o ser identificadas, permitindo ao mã©dico orientar o tratamento.

O exame de COLPOCITOLOGIA ONCã“TICA, mais conhecido como Papanicolau ou preventivo, tem reduzido as mortes por cã¢ncer de colo de ãºtero em 70 %, desde sua criaã§ã£o em 1940. O exame serve principalmente para verificar alteraã§ãµes nas cã©lulas do colo do ãºtero e determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o cã¢ncer. O Papanicolau pode detectar doenã§as prã©-cancerígenas, aumentando as chances de cura atravã©s de um tratamento simples.

No exame ã© colhido material do colo do ãºtero para ser analisado em laboratã³rio especializado. A citologia serve ainda para determinar níveis hormonais e doenã§as da vagina e doenã§as do colo do ãºtero. O Papanicolau tambã©m pode detectar infecã§ãµes virã³ticas no colo do ãºtero, por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecã§ãµes vaginais tais como as causadas por fungos.

㉠aconselhã¡vel que as mulheres, principalmente as sexualmente ativas, submetam-se a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano. O mã©dico recomendarã¡ a freqã¼ãªncia ideal para a realizaã§ã£o do exame baseado nos fatores de risco de cã¢ncer apresentados em cada caso.

Voc㪠vai ao mã©dico periodicamente?