TESTE ERGOMã‰TRICO

㉠o eletrocardiograma (ECG) realizado durante esforã§o físico em uma esteira ergomã©trica programada para aumentar progressivamente a velocidade e a inclinaã§ã£o. Nesse exame, realizado por mã©dico especializado, sã£o observadas, por exemplo, a resposta da freqã¼ãªncia cardíaca, a variaã§ã£o da pressã£o arterial e os sintomas que surgirem. Atravã©s desse teste de resistãªncia ã© possível diagnosticar lesãµes coronarianas (anginas), tendãªncia ã  hipertensã£o, avaliar o condicionamento físico, assim como tratamentos com medicamentos e resultados cirãºrgicos.

Principais Indicaã§ãµes

Identificaã§ã£o de doenã§a arterial coronariana em indivíduos acima de 40 anos nã£o suspeitos porã©m em ocupaã§ãµes de maior risco (motoristas de transportes coletivos, bombeiros etc.)

Identificaã§ã£o de doenã§a arterial coronariana em indivíduos com dois ou mais dos seguintes fatores de risco:

Colesterol total maior que 240mg/ml
Pressã£o arterial maior ou igual a 160/90 mmHg
Tabagismo
Histã³ria familial precoce de doenã§a arterial coronariana
Pessoas sedentã¡rias com mais de 40 anos que pretendem fazer atividade física
Avaliaã§ã£o de terapãªutica anti-hipertensiva prã©via a realizaã§ã£o de programa de exercícios
Avaliaã§ã£o de capacidade funcional em crianã§as com cardiopatias congãªnitas ou valvulares

Orientaã§ãµes

Nã£o fumar nem ingerir produtos com cafeína no dia do exame;
Nã£o ficar em jejum e fazer a ãºltima refeiã§ã£o no mã¡ximo atã© 2 horas antes do exame; Os pacientes devem vestir roupas leves como bermudas ou short e calã§ar tãªnis.
Se fizer uso de algum medicamento para o coraã§ã£o ou pressã£o, consultar seu mã©dico para orientaã§ãµes.

Voc㪠vai ao mã©dico periodicamente?