ELETROCARDIOGRAFIA DINã‚MICA (SISTEMA HOLTER)

A ELETROCARDIOGRAFIA DINã‚MICA, tambã©m conhecida como SISTEMA HOLTER ã© a gravaã§ãŁo do eletrocardiograma por períodos de 24 horas, com os pacientes desempenhando suas atividades habituais. O sistema consta do gravador e do analisador. O gravador, de pequenas dimensãµes e peso inferior a 250 gramas, ã© conectado ao tãłrax do paciente por cabos e eletrodos especiais.

Os dados coletados durante a gravaã§ãŁo sãŁo interpretados atravã©s de softwares específicos. Automaticamente, cada um dos mais de 100 mil batimentos cardíacos ã© analisado conforme a sua morfologia, duraã§ãŁo e precocidade, sendo os resultados apresentados na forma de traã§ados, grãˇficos e tabelas.

Recentemente a uniclínica modernizou a realizaã§ãŁo do exame de ELETROCARDIOGRAFIA DINã‚MICA. Agora associado a dois novos softwares, utilizados no Estado pela primeira vez, o exame garante uma avaliaã§ãŁo segura de pacientes que usam marca-passos e quantifica riscos de enfarte e morte sãşbita.

Com os dois novos softwares que a uniclínica adquiriu, as informaã§ãµes obtidas durante o exame agora podem ser avaliadas de forma mais minuciosa na tela do computador, contribuindo para um melhor acompanhamento de pacientes cardiopatas. O programa “Variabilidade da FreqãĽãŞncia Cardíaca” oferece parã˘metros que quantificam os riscos de um paciente sofrer enfarte e morte sãşbita. A outra inovaã§ãŁo que a uniclínica trouxe para o Estado ã© o "Software Pacer". Ele permite a avaliaã§ãŁo segura dos dados gerados durante o exame de Holter em pacientes portadores de marca-passo cardíaco.

Principais Indicaã§ãµes

As indicaã§ãµes clãˇssicas da eletrocardiografia ambulatorial pelo sistema Holter sãŁo:

Avaliaã§ãŁo de sintomas que podem estar relacionados a arritmias cardíacas, como palpitaã§ãµes, desmaios, tonturas, respiraã§ãŁo ofegante e mal-estar, principalmente se acompanhado de sudorese e/ou palidez.

Avaliaã§ãŁo do ritmo cardíaco mesmo em assintomãˇticos, quando algum dado clínico ou o eletrocardiograma convencional indicam alguma arritmia.

Avaliaã§ãŁo de terapãŞutica antiarrítmica.

Avaliaã§ãŁo e acompanhamento de pacientes portadores de marca-passo elã©trico artificial.

Avaliaã§ãŁo e acompanhamento de pacientes submetidos aos novos procedimentos usados no tratamento das arritmias, como a ablaã§ãŁo por radiofreqãĽãŞncia, cirurgia e desfibriladores implantãˇveis.

VocãŞ vai ao mã©dico periodicamente?